31 de maio de 2009

Beleza Negra! ♥

A carne mais barata do mercado é a carne negra
Que vai de graça pro presídio
E para debaixo do plástico
Que vai de graça pro subemprego
E pros hospitais psiquiátricos
A carne mais barata do mercado é a carne negra
Que fez e faz história pra caralho
Segurando esse país no braço, meu irmão.

O gado aqui não se sente revoltado
Porque o revólver já está engatilhado
E o vingador é lento, mas muito bem intencionado
Esse país vai deixando todo mundo preto
E o cabelo esticado

E mesmo assim, ainda guardo o direito
De algum antepassado da cor
Brigar por justiça e por respeito
De algum antepassado da cor
Brigar bravamente por respeito



-
Está aí uma verdade que vive sendo esquecida pela sociedade Brasileira, preconceituosa SIM!
O povo brasileiro ainda tem muito o que aprender e algumas coisas pra ensinar. Será que eles esqueceram quem foram os bravos homens escravizados aqui? E ainda por cima fazem o 'favor' de acreditar que os negros eram felizes sendo escravos, porque não se revoltavam, eram massa e não fugiam, não dominavam. Tenho em mãos trechos que provam o contrário. Trechos que foram motivos de grande discussões na apresentação de história, né Isa? :D

"E se o castigo for frequente e excessivo, ou (os negros) se irão embora fugindo para o mato, ou se matarão por si, como costumam, tomando a respiração ou enforcando-se, ou procurarão tirar a vida dos que lhe dão tão má (...)"
{Padre Antonil, Cultura e Opulência no Brasil}

Trecho acima citado do livro também citado, escrito na época da produção de cana de açúcar no Brasil, por quem viveu e presenciou os fatos.



"Apesar de todas as condições desfavoráveis e dos discursos legitimadores da escravidão, os negros cativos não deixavam de apresentar forma de resistência a sua situação, promoviam sabotagens no processo de produção do açúcar, organizavam fugas coletivas (Quilombos, alguém aí lembra?) ou individuais, assassinavam os senhores e feitores; suicidavam e geravam revoltas nas plantations e povoações. Além disso, muitos sentiam o banzo (depressão), uma atitude apática de recolhimento, que os tomava ineficazes para os trabalhos requeridos. Deprimidos definhavam até a morte."
{Flávio de Campos}



Porque não dá pra viver só da poesia. :)

12 comentários:

Castro disse...

Porque eles foram quem carregou o Brasil por um grande tempo para o progresso, e hoje há ainda um grnade preconceito Oo, tem pessoas que eu não consigo compreender, e atitudes da sociedade se pararmos para pensar, que elas nos fariam enlouquercer de tão estranhas.

Debbys disse...

Pois é, na minha apostila de História tem uam parte só falando disso, provando o contrário tbm, que eles não aceitavam isso sem tentar lutar.. e aliás, foi lutando que eles conseguiram ser o que são hoje, e é lutando que eles vencem os preconceitos de agora...
bjusss

Gabriela Castro disse...

Abomino o preconceito! E infelizmente ele ainda existe no nosso país, o que é inaceitável, já que somos uma nação de tamanha diversidade. Enquanto a cor da pele for algo considerável, nunca haverá a paz mais importante, a de espírito!
Belo post menina.
beijos

Vanessa disse...

Ah, pauta da Capricho!
Tema não-escolhido-por-mim!
Fiz o que pude!
Com certeza nem vai sair na revista!
Acho que não está consumista o suficiente!
Mas tentei!
Quanto ao preconceito, todos nós somos diferentes. Pena algumas não perceberem isso!
Não importa a cor, nem o status social, dinheiro, o que importa é o que somos e como agimos!
Ontem vi Ensaio sobre a cegueira, tudo a ver com perder preconceitos!

:*

*Lusinha* disse...

Facilmente se conclui que a sociedade brasileira é racista e, por isso, hipócrita. Porque muito do que temos hoje foi construído através da força e do suor dessa raça.
Bjitos!

Gabriela Castro disse...

Olá! Tem selo pra você no meu blog!

Marina disse...

De que adianta tanta evolução tecnológica, se as idéias estão estagnadas?!?!

Anônimo disse...

Por que nao:)

Anônimo disse...

Good fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you as your information.

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Dont Bother With Crawling Downloads With NZB Files You Can Rapidly Find HD Movies, Games, MP3 Albums, Applications & Download Them @ Maxed Out Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]NZB Search[/B][/URL]

Anônimo disse...

You could easily be making money online in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat guide[/URL], You are far from alone if you haven’t heard of it before. Blackhat marketing uses alternative or not-so-known methods to build an income online.

Anônimo disse...

Thank You for being the member of this forum. Please allow me to have the chance to express my satisfaction with HostGator web hosting. They offer professional and fast support and they also offering some [url=http://ceskeforum.com/viewtopic.php?f=67&t=721 ]Hostgator coupon codes[/url].

Thank You,
J.